Corte 2024

Baronesas da 30ª Fenadoce são eleitas

Concurso que definiu as escolhidas para representar a feira ocorreu na última terça-feira; A Feira Nacional do Doce ocorre de 29 de maio a 16 de junho

Foto: Rafael Takaki - Trio é composto, da esquerda para a direita, por Maria Eduarda Dode, Letícia Aguilera e Juliana Bast

Por Victoria Meggiato
[email protected]

Na noite da última terça-feira (12), foram eleitas as três Baronesas que irão representar a Feira Nacional do Doce (Fenadoce) em sua 30ª edição. O novo trio é composto por Juliana Pereira Bast, Letícia Aguilera Larrosa da Rocha e Maria Eduarda Bicca Dode, que irão divulgar a feira e levar o nome de Pelotas por todo o País. O evento, que reúne visitantes das mais diversas localidades, já tem data marcada para a próxima edição, será de 29 de maio a 16 de junho de 2024.

O desfile final, última etapa do concurso para a corte da Fenadoce, contou com a presença da torcida animada das candidatas. As concorrentes desfilaram individualmente com traje esporte e gala, além de realizarem desfiles em conjunto. No final, as vencedoras foram anunciadas. As novas Baronesas substituem Kaiane Medina, Larissa Dias e Martaneli Gonçalves de Bittencourt, que passaram as faixas e coroas às vitoriosas da noite.

Ao Diário Popular, as ganhadoras falaram sobre a emoção que ainda estão sentindo e sobre a sensação de estarem representando uma feira tão tradicional no Município. "Representar nossa tradição doceira e a cidade de Pelotas é mais do que uma responsabilidade, é um privilégio que recebo com imenso orgulho", disse Maria Eduarda. "É um sentimento de orgulho muito grande ser escolhida como representante da Fenadoce, que é uma feira tão grande e tão importante para a cidade", afirmou Letícia. Juliana, que já havia concorrido no ano passado, destacou que estar entre as escolhidas foi um misto de sentimentos. "Representa não só a realização de um sonho da criança que tirava foto com a formiguinha todos os anos, mas também a oportunidade de mostrar gentileza e carinho para com nossos visitantes, acolhendo-os da melhor forma possível."

Desde 2022, a escolha da corte da Fenadoce passou a eleger Baronesas, e não mais Rainhas e Princesas, valorizando ainda mais a tradição. As ganhadoras falaram sobre a importância desse título. "Além de estar representando e divulgando a feira, a gente representa uma categoria, digamos, de pessoas, que de fato viveram aqui, que existiram na história, então traz um peso ainda maior", ressaltou Letícia. "Ressignificando o sentido e história das baronesas que viveram em Pelotas em um período marcado por extrema desigualdade social e regime escravocrata", expressou Juliana. "A Fenadoce, além de ser um evento que marca Pelotas no mapa nacional, é também uma manifestação da identidade e cultura que nos define. Estar à frente como baronesa é uma oportunidade de contribuir para a preservação desta rica herança", finalizou Maria Eduarda.

O trabalho das novas Baronesas deve começar em breve, com o início da divulgação da feira e presença nos eventos importantes da cidade e região.

Concurso

Nas etapas anteriores, as concorrentes tiveram que passar por avaliações individuais e entrevistas. Todo o processo durou cerca de duas semanas. O concurso teve três fases de classificação, com palestras e oficinas que tiveram peso 40%, entrevistas sobre conhecimentos históricos de Pelotas e da Fenadoce, com 30% de peso na nota, e o desfile final, que representou o restante.

Na votação online, uma das etapas mais esperadas, foram mais de 26 mil votos no total. A vencedora foi Kauana Gonçalves Alves, a mais votada pelo público através do site da feira, que garantiu lugar entre as dez finalistas anunciadas no desfile.

Edição histórica

A Fenadoce promete novidades para 2024. Em sua 30ª edição, o evento irá relembrar a história da feira até os dias atuais, celebrando a tradição doceira e a trajetória desde a década de 1980. "Todo mundo tem um momento especial na Fenadoce para contar e nós queremos ouvir essas vivências, celebrar juntos as 30 edições e focar em uma programação com cada vez mais arte, cultura, lazer, inovação e negócios", disse o Conselheiro Gestor da CDL Pelotas, Daniel Centeno.

Para 2024, a expectativa é de uma extensa programação que irá celebrar as 30 edições. Dentre as novidades, estão a interatividade, promoção da feira em outras regiões e ampliação de parcerias que deram certo na última feira, como o Festival de Gastronomia e o espaço SebraeX. "A inovação é com certeza um dos pontos que mais cresceu na feira nos últimos anos e vamos seguir criando novidades para 2024", salientou. Ainda de acordo com Centeno, o objetivo é fazer com que a Fenadoce chegue em mais lugares. "Queremos impulsionar ainda mais o turismo em toda a região graças à feira nesta marca histórica, ampliando a divulgação ainda mais por todo o Brasil e nos países vizinhos".

Baronesas eleitas

Juliana Pereira Bast

Idade: 22 anos

Representante da Imperatriz Doces Finos

Letícia Aguilera Larrosa da Rocha

Idade: 29 anos

Representante da União Gaúcha João Simões Lopes Neto

Maria Eduarda Bicca Dode

Idade: 31 anos

Representante da Hercílio Calçados

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estoque de sangue está em nível crítico Anterior

Estoque de sangue está em nível crítico

Petroleiras arrematam blocos na Bacia de Pelotas Próximo

Petroleiras arrematam blocos na Bacia de Pelotas

Deixe seu comentário